Itu e Região

 
Itu e Região

Localizada na região sudoeste de São Paulo, a Estância Turística de Itu é um dos mais atraentes municípios do Estado, combinando belezas naturais e um importante patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

De clima agradável, banhada pelo rio Tietê, a cidade é de fácil acesso, a partir da capital paulista ou de outras regiões de São Paulo. Sete rodovias conduzem ao município, entre elas, algumas das mais importantes do Estado, como a Bandeirantes, a Castelo Branco e a Marechal Rondon. Outra vantagem é sua posição geográfica. Itu fica a 101 quilômetros de São Paulo, a 47 quilômetros de Campinas e a 39 quilômetros de Sorocaba. E tem como vizinha a simpática de Salto, distante da cidade apenas 8 quilômetros.

Com cerca de 160 mil habitantes, o município é também um dos mais antigos de São Paulo, tendo desempenhado papel importante no processo de interiorização do desenvolvimento do Estado. As primeiras notícias do povoado são do início do século 17. Os moradores se organizavam em torno da capela de Nossa Senhora da Candelária e davam abrigo aos bandeirantes que desbravavam o sertão paulista. O marco de fundação da então Vila de Itu, em 2 de fevereiro de 1610, no largo de Bom Jesus, ocupa hoje o lugar que era da capela.

A maioria das construções do centro histórico é do século XIX, assim como algumas de suas famosas fazendas, que praticavam o cultivo do café e da cana – no período do Império, Itu chegou a ser o maior produtor de açúcar do Brasil.  Em 1842, a Vila de Itu foi elevada à categoria de cidade e, no mesmo ano, participou ativamente da revolução liberal que eclodiu em várias partes do país.

Nas décadas seguintes, o protagonismo se intensificou. Itu passou à história como “berço da República”, já que, em 1873, sediou a Convenção do Partido Republicano, movimento que, 16 anos depois, teria papel decisivo na Proclamação da República.

A visita à cidade inclui necessariamente um passeio pelas ruas do centro, para apreciar o legado histórico e arquitetônico bem preservado até hoje. Mas há também disponíveis atrações naturais, fazendas abertas aos turistas e até um sítio geológico.

Itu também é conhecida como “terra do exagero", imagem construída ao longo dos anos graças aos "causos" contados no programa A Praça da Alegria, da extinta TV Tupi, pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, ituano de nascimento. Por meio do personagem Simplício, o humorista não se cansava de exaltar a "grandiosidade" de tudo o que dizia respeito ao município.

A fama de Itu proporcionou a consolidação de um tipo de turismo muito específico. Visitantes são atraídos à região da praça da Matriz, onde podem conhecer, por exemplo, um orelhão e um semáforo gigantes, referências visuais bem-humoradas às histórias do personagem Simplício e que ajudaram a consolidar, no entorno, um comércio de souvenires de objetos de tamanho acima do normal.

Clique aqui e conheça sugestões de passeios e atividades em Itu.
 
Fazenda Vila Real de Itu  Rod. Marechal Rondon Km 113,5 CEP 13312-901 - ITU - SP   Telefone: (11) 4023-0080   Fax: (11) 4023-1529
 
Copyright © 2017 Portal Fazenda Vila Real de Itu. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.